logo

Medicamentos vencidos ou sem uso no meio doméstico requerem descarte correto; unidades de saúde contam com pontos


Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

1299 Acessos

Medicamentos vencidos ou sem uso no meio doméstico requerem descarte correto; unidades de saúde contam com pontos

Medicamentos vencidos ou sem uso no ambiente domiciliar requerem o descarte correto. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) promove uma campanha com postos de coleta nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). A ação faz parte do mês de conscientização do uso racional de medicamentos vencidos ou sem uso.

O coordenador da atenção básica em saúde, Cleomar Vilela, explica que não é recomendado dispensar medicamentos em lixo comum e é importante que a comunidade faça o descarte correto. “Além de ser potencial contaminador do meio ambiente, pode causar intoxicação em animais e ser prejudicial à saúde da população”, enfatiza.

Em trabalho conjunto com a farmácia básica do município, a farmacêutica Priscila Castelo Branco, pontuou que os agentes de saúde afixaram cartazes e caixas para o descarte dos remédios nas cinco unidades básicas. Os pontos escolhidos auxiliarão nas orientações quanto ao risco da automedicação.

Os pontos de coleta são o PSF Gair de Barros (Bairro Gabiroba), PSF Manoel Marques de Souza (Cohab), PSF Ondino Rodrigues Lima (Bairro Aeroporto), UBS Celso Siqueira França (Centro) e UBS Vanessa Welter (Bairro Nossa Senhora Aparecida).